EM BUSCA DE UM ROMPIMENTO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Palavras-chave: Desigualdade, Poderes hegemônicos, Sentimentos

Resumo

O presente trabalho questiona o aumento de discursos violadores de direitos humanos no campo educacional, a naturalização da desigualdade entre os poderes hegemônicos e minoritários. Apresenta uma nova perspectiva a partir de uma revisão histórico bibliográfica, ao identificar o momento histórico que deu origem a tragédia educacional exibida. Aponta para a necessidade de um rompimento com a perspectiva exclusivamente legal, propondo um paradigma mais sensível, no que diz respeito a educação em direitos humanos, em uma perspectiva freireana como possibilidade democrática para a educação.

Biografia do Autor

Paulo Velten, UFES

Professor do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Espírito Santo.

Jaqueline Oliveira Bagalho, UFES

Professora do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado
2019-11-12
Como Citar
VELTEN, P.; BAGALHO, J. EM BUSCA DE UM ROMPIMENTO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Revista FIDES, v. 10, n. 2, p. 9-18, 12 nov. 2019.
Seção
Artigos Científicos Convidados