RECONHECIMENTO E CIDADANIA DOS ANALFABETOS NO BRASIL

UMA QUESTÃO HISTÓRICA E POLÍTICA

Palavras-chave: Cidadania, Reconhecimento, Analfabetismo

Resumo

Considerando a trajetória da colonização e formação política do Brasil, constata-se uma série de impedimentos da participação de grande parte da população brasileira no âmbito político, dentre eles o grupo dos analfabetos, que até hoje sofre restrição em relação à participação ativa nas eleições. De certa forma, é um problema com raízes históricas e sócio-políticas. A partir disso, busca-se analisar a formação da cidadania dos iletrados no país, considerando os efeitos na formação da identidade do grupo, refletindo, também, a questão do (não) reconhecimento deles, a partir de leituras de diversas obras, entre elas as de Axel Honneth e Jessé Souza.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Andrade, UFLA

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Marcelo Sevaybricker Moreira, UFLA

Professor adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado
2019-11-12
Como Citar
ANDRADE, A. C.; MOREIRA, M. RECONHECIMENTO E CIDADANIA DOS ANALFABETOS NO BRASIL. Revista FIDES, v. 10, n. 2, p. 128-141, 12 nov. 2019.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos