MEDIAR UFBA: MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

  • Dandara Lima Santana de Jesus UFBA
  • Suzana Monteiro Souza UFBA
Palavras-chave: Mediação, Solução de conflitos, Mediação universitária

Resumo

A mediação no contexto universitário surge como possibilidade de conhecimento e como instrumento de resolução de conflitos, assim a demonstrar outras possibilidades de lidar com os dilemas que permeiam o âmbito universitário, como: os conflitos entre professores, entre professores e alunos, entre alunos e alunos, bem como dos professores e alunos com os servidores públicos administrativos. Neste sentido, o objetivo do estudo tem como parâmetro as ações desdobradas pelo projeto “MEDIAR UFBA: PREVENINDO E SOLUCIONANDO CONFLITOS”, criado em 2012, desenvolvido através do programa “Observatório da Pacificação Social”, a partir da abordagem do conflito universitário à luz da Teoria do Conflito.

Biografia do Autor

Dandara Lima Santana de Jesus, UFBA

Graduanda de Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharela em Humanidades com área de concentração em Relações Internacionais (UFBA). Ex-Extensionista e Pesquisadora de Iniciação Científica na pesquisa: “Mediação Universitária: prevenindo e solucionando conflitos”. Mediadora extrajudicial no Balcão de Justiça e na Câmara Modelo do Observatório de Pacificação Social.

Suzana Monteiro Souza, UFBA

Graduanda em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é estagiária da Procuradoria do Município de Salvador. Tem experiência na área de Direito Público com ênfase em Direito Previdenciário. Possui capacitação básica em mediação de conflitos. Ex-Bolsista de Iniciação Científica no Instituto Federal da Bahia.

Publicado
2019-11-12
Como Citar
JESUS, D.; SOUZA, S. MEDIAR UFBA: MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista FIDES, v. 10, n. 2, p. 157-172, 12 nov. 2019.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos