A CARACTERIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL OBSTÉTRICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

  • Thiago Vale Pestana Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Violência Obstétrica, Consequências, Direitos, Legislação

Resumo

A Violência Obstétrica pode ser definida como práticas contra a saúde sexual e reprodutiva da mulher grávida, podendo ainda considerar-se uma apropriação do corpo da mulher, marcado por um tratamento desumanizado. Suas principais tipificações são: violência física, psicológica e sexual. Diante disso, o objetivo do presente estudo consiste em analisar a caracterização do assédio moral obstétrico, enquanto espécie do gênero violência obstétrica e suas consequências no direito brasileiro. Por fim, concluiu-se ser imperiosa a criação de legislação específica que trate do assédio moral obstétrico no contexto do ordenamento jurídico pátrio com o propósito de oferecer mais segurança às mulheres gestantes.

Biografia do Autor

Thiago Vale Pestana, Universidade Federal do Maranhão

 Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Professor Efetivo do Curso de Direito no Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (CCIM/UFMA)

Publicado
2023-06-14
Como Citar
PESTANA, T. A CARACTERIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL OBSTÉTRICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista FIDES, v. 14, n. 1, p. 13-31, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos Convidados