A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

  • Zéu Palmeira Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Assédio Moral, Relações de Trabalho

Resumo

O artigo ora apresentado trata do impacto dos sistemas de decisões, fundamentados na inteligência artificial,  e tem por objetivo debruçar-se sobre os efeitos de tais modalidades decisórias tanto na esfera de aplicação do direito do trabalho quanto na esfera da chamada política criminal atuarial. A pergunta de partida consiste em se saber se as tecnologias de gestão de pessoal, que utilizam a inteligência artificial, estão a influenciar a reprodução de assédio moral nas relações de trabalho. Utilizando-se do método da pesquisa bibliográfica e da análise documental, conclui-se que os sistemas de decisões automatizadas, baseados na aplicação de algoritmos, se não forem submetidos a uma moderação externa e a um democrático controle sociopolítico, tendem a estimular a permissibilidade de condutas que disseminam preconceitos e assédio moral nas relações de trabalho. 

Biografia do Autor

Zéu Palmeira Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Pós-doutor em Sociologia Jurídica (CES-Univ Coimbra). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de Salamanca. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Juiz do Trabalho (TRT/21). Coordenador de pesquisa do Grupo de Estudos Sociedade e Trabalho (GESTO/UFRN). Coordenador da Revista FIDES. 

Publicado
2023-06-14
Como Citar
PALMEIRA SOBRINHO, Z. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. Revista FIDES, v. 14, n. 1, p. 45-57, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos Convidados