ALFABETIZAÇÃO JURÍDICA, LITERACIA JURÍDICA E EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR: UM CONFRONTO ENTRE CONCEITOS PARA AMPLIAR O DEBATE ACERCA DO DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO EM DIREITO

  • Homero Chiaraba Gouveia
Palavras-chave: Acesso à educação, Divulgação científica, Popularização da ciência

Resumo

Este trabalho problematiza a divulgação científica como aspecto do direito de acesso à educação. Seu objetivo é investigar como o Direito dialoga com a divulgação científica. O método partiu da seguinte hipótese: apesar de não ignorar o problema da popularização do conhecimento, a academia jurídica tem falhado em colaborar para o cumprimento da chamada terceira missão universitária. Através da técnica bibliográfica, confrontou-se três ideias correntes no campo jurídico relacionadas à popularização: alfabetização jurídica, literacia jurídica e educação jurídica popular. Concluiu-se que, a despeito das abordagens inspirarem espécies de popularização, o campo da divulgação em Direito ainda está por se construir.

Publicado
2024-07-01
Como Citar
GOUVEIA, H. ALFABETIZAÇÃO JURÍDICA, LITERACIA JURÍDICA E EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR: UM CONFRONTO ENTRE CONCEITOS PARA AMPLIAR O DEBATE ACERCA DO DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO EM DIREITO. Revista FIDES, v. 16, n. 1, p. 11-27, 1 jul. 2024.
Seção
Artigos Científicos Temáticos