MUDANDO A RECEITA DO BOLO: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS FEMINISTAS PARA A EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA

  • Beatriz Siqueira Coutinho Suassuna
Palavras-chave: Metodologia, Educação jurídica emancipatória, Feminismo jurídico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal partir das críticas feministas à produção acadêmica tradicional para pensar em possíveis soluções para a crise da educação jurídica. Utilizando-se, sobretudo, das contribuições das teóricas Katharine Bartlett e Alda Facio Montejo, a hipótese desenvolvida se baseia na ideia de que o uso da abordagem feminista para repensar os métodos e as práticas pedagógicas convencionais tem o potencial de propor novos caminhos para o Direito. Ao fim, argumenta-se que, ao desvelar o mito da neutralidade e objetividade científicas e jurídicas, assim como as desigualdades delas resultantes, tais críticas contribuem para uma educação jurídica emancipatória.

Publicado
2024-07-02
Como Citar
SUASSUNA, B. MUDANDO A RECEITA DO BOLO: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS FEMINISTAS PARA A EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA. Revista FIDES, v. 16, n. 1, p. 174-194, 2 jul. 2024.
Seção
Artigos Científicos Temáticos