A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

ELEMENTOS PARA O DEBATE

Autores

Palavras-chave:

Reforma agrária, Estado, Agronegócio

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre a reforma agrária no Brasil e a atuação do Estado nesse processo. Na primeira seção, discute-se o papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na segunda, apresenta-se a importância da reforma agrária e seus limites no contexto neoliberal. A terceira e última parte, consiste em analisar os conflitos no campo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e documental, com base na perspectiva do materialismo histórico dialético. Conclui-se que o Estado tem contribuído para estender o domínio do agronegócio, com vistas à ampliação e a reprodução do capital.

Biografia do Autor

Maciana de Freitas e Souza

Bacharela em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pós-graduada emSaúde Pública, com ênfase em Saúde da Família pela Faculdade Vale do Jaguaribe.

Francisco Vieira de Souza Junior

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Graduando em Direito pelo Centro Universitário Facex.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

DE FREITAS E SOUZA, M.; DE SOUZA JUNIOR, F. V. A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL: ELEMENTOS PARA O DEBATE. Revista FIDES, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 191–205, 2019. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/393. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Não Temáticos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)