LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E OS IMPACTOS NA PUBLICIDADE COMPORTAMENTAL

UMA ANÁLISE DIRECIONADA AO MARKETING DIGITAL E COMPLIANCE

Autores

  • Carlos André Maciel Pinheiro Pereira UnP
  • Lara Helen Ferreira Dantas UnP

Palavras-chave:

Lei geral de proteção de dados, Marketing Digital, Publicidade comportamental, Compliance

Resumo

Este artigo examina as repercussões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na publicidade comportamental e no marketing digital. A pesquisa de abordagem qualitativa e método indutivo trata do uso de dados pessoais em estratégias de marketing. Compreende que o gerenciamento estratégico e o compliance são garantias de segurança aos titulares de dados e que certas práticas de marketing digital podem prejudica-los. Identifica que boas práticas de segurança, governança e compliance evitam prejuízos de ordem econômica à empresa. Ao término, conclui a aplicação da LGPD frente ao mercado de consumo, traz benefícios às empresas, ao consumidor e ao Estado.

Biografia do Autor

Carlos André Maciel Pinheiro Pereira, UnP

Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Potiguar (UnP).

Lara Helen Ferreira Dantas, UnP

Graduada em Direito pela Universidade Potiguar (UnP)

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

PEREIRA, C. A. M. P.; DANTAS, L. H. F. LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E OS IMPACTOS NA PUBLICIDADE COMPORTAMENTAL: UMA ANÁLISE DIRECIONADA AO MARKETING DIGITAL E COMPLIANCE. Revista FIDES, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 80–100, 2022. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/623. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Convidados