O DIREITO À EDUCAÇÃO E A RUPTURA DE DESIGUALDADES E EPISTEMICÍDIOS: A ATUAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO “ESPERANÇAR”

Autores

  • Alanna Ester Lopes Amorim

Palavras-chave:

Feminismo, Educação, Direitos Humanos, Antirracismo

Resumo

A presente pesquisa discute as articulações do racismo, do machismo e da desigualdade social no contexto educacional através das experiências do projeto de extensão da UEPB denominado “Esperançar”. Dessa maneira, por meio da aplicação de um questionário com a comunidade atendida, observou-se que o fomento à literatura feminista antirracista, historicamente silenciada nas grades curriculares do sistema educacional, promoveu maior consciência e criticidade quanto as desigualdades de gênero, raça e classe presentes no país. 

Biografia do Autor

Alanna Ester Lopes Amorim

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Extensionista e pesquisadora do grupo "Esperançar: feminismos, pensamento crítico e a educação como prática de liberdade" (PROEX/UEPB). Estagiária da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE/PB). Membro da Assessoria  Jurídica Dávila Maria. 

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

AMORIM, A. E. L. O DIREITO À EDUCAÇÃO E A RUPTURA DE DESIGUALDADES E EPISTEMICÍDIOS: A ATUAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO “ESPERANÇAR”. Revista FIDES, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 352–368, 2023. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/676. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Não Temáticos

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