A PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR BRASILEIRO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE FRENTE AO FENÔMENO SHEIN
AN ANALYSIS IN FACE OF THE SHEIN PHENOMENON
Palavras-chave:
Direito do Consumidor, E-commerce, Fast fashion, Varejista SheinResumo
O presente artigo analisa a efetivação da proteção ao consumidor no comércio eletrônico transnacional no mundo globalizado, considerando-a como um direito fundamental universal. Para isso, utiliza-se do caso prático do fenômeno Shein no exame das implicações jurídicas quanto ao direito consumerista voltado a resguardar o consumidor em sua hipossuficiência e vulnerabilidade. Ao fim, demonstra-se que apesar das lacunas, a doutrina e o judiciário auxiliam na completude do direito do consumidor brasileiro. No intuito de fundamentar o trabalho, recorre-se à pesquisa bibliográfica, realizando exame documental, de doutrina e normativas internacionais e nacionais.Downloads
Publicado
2024-06-26
Como Citar
MORAIS, I. C.; MARINHO, M. U. A PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR BRASILEIRO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE FRENTE AO FENÔMENO SHEIN: AN ANALYSIS IN FACE OF THE SHEIN PHENOMENON. Revista FIDES, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 11–33, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/684. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos Temáticos