TRIBUTAÇÃO NO ÂMBITO DIGITAL: O PROGRAMA DE REMESSA CONFORME (PRC) COMO REGULAÇÃO TRIBUTÁRIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL

Autores

  • Guilherme Marinho de Araújo Mendes
  • Ana Paula Basso

Palavras-chave:

Economia digital, Comércio eletrônico, Tributação

Resumo

O presente trabalho visa analisar o Programa de Remessa Conforme (PRC) enquanto regulação do comércio eletrônico no Brasil. Assim como é indesejável a bitributação envolvendo mais de uma jurisdição fiscal, também é prejudicial à erosão da base tributária. Dessa forma, surge o plano BEPS, formulado pela OCDE para enfrentar os desafios regulatórios da economia digital. É nesse contexto que se analisa o PRC como regulação brasileira de comércio eletrônico. Sob o método hipotético-dedutivo, de abordagem qualitativa, foi feita a revisão bibliográfica e análise de legislação. Conclui-se que o PRC confere previsibilidade, porém pode ocasionar desvantagem competitiva para o varejista nacional.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

MENDES, G. M. de A.; BASSO, A. P. TRIBUTAÇÃO NO ÂMBITO DIGITAL: O PROGRAMA DE REMESSA CONFORME (PRC) COMO REGULAÇÃO TRIBUTÁRIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL. Revista FIDES, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 90–108, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/687. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Temáticos