O PODER GERAL DE EFETIVAÇÃO DO MAGISTRADO: UMA ANÁLISE DAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS SUPERIORES PÁTRIOS A RESPEITO DAS MEDIDAS EXECUTIVAS ATÍPICAS

Autores

  • Renata Grazielle Ferrão Marques

Palavras-chave:

Poder geral de efetivação, Processo de execução, Meios executivos atípicos, Tutela específica

Resumo

Este trabalho analisa a jurisprudência dos Tribunais Superiores brasileiros entre 2018 e 2023, observando os critérios de aplicação dos meios executivos atípicos e o poder geral de efetivação dos magistrados. Estuda-se a influência da Constituição, da legislação pátria e, especialmente, do Código de Processo Civil de 2015 para compreender a evolução e o entendimento atual do processo executivo no país, visando à pacificação dos conflitos postos ao Judiciário por meio da satisfação da tutela específica. Utiliza-se uma metodologia teórico-descritiva, especialmente bibliográfica, em meios impressos e eletrônicos. Complementarmente, analisa-se julgados do Superior Tribunal de Justiça na matéria pertinente à temática.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

MARQUES, R. G. F. O PODER GERAL DE EFETIVAÇÃO DO MAGISTRADO: UMA ANÁLISE DAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS SUPERIORES PÁTRIOS A RESPEITO DAS MEDIDAS EXECUTIVAS ATÍPICAS. Revista FIDES, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 329–354, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/699. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Não Temáticos