ALFABETIZAÇÃO JURÍDICA, LITERACIA JURÍDICA E EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR: UM CONFRONTO ENTRE CONCEITOS PARA AMPLIAR O DEBATE ACERCA DO DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO EM DIREITO

Autores

  • Homero Chiaraba Gouveia

Palavras-chave:

Acesso à educação, Divulgação científica, Popularização da ciência

Resumo

Este trabalho problematiza a divulgação científica como aspecto do direito de acesso à educação. Seu objetivo é investigar como o Direito dialoga com a divulgação científica. O método partiu da seguinte hipótese: apesar de não ignorar o problema da popularização do conhecimento, a academia jurídica tem falhado em colaborar para o cumprimento da chamada terceira missão universitária. Através da técnica bibliográfica, confrontou-se três ideias correntes no campo jurídico relacionadas à popularização: alfabetização jurídica, literacia jurídica e educação jurídica popular. Concluiu-se que, a despeito das abordagens inspirarem espécies de popularização, o campo da divulgação em Direito ainda está por se construir.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

GOUVEIA, H. C. ALFABETIZAÇÃO JURÍDICA, LITERACIA JURÍDICA E EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR: UM CONFRONTO ENTRE CONCEITOS PARA AMPLIAR O DEBATE ACERCA DO DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO EM DIREITO. Revista FIDES, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 11–27, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/703. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Temáticos