EDUCAÇÃO LIBERTADORA E A SUPERAÇÃO DOS FATALISMOS EM COMUNIDADES MARGINALIZADAS DO BRASIL

Autores

  • Pedro Paulo Machado Leocádio
  • Fabiana Dantas Soares Alves da Mota

Palavras-chave:

Marginalização, Condicionamento Socioeconômico, Educação Crítica

Resumo

Este artigo científico examina a persistente questão do condicionamento social nas comunidades periféricas do Brasil, pautando as dificuldades enfrentadas pela população mais carente e suas possíveis causas. Inspirado nas ideias de Paulo Freire, o estudo explorou como a educação libertadora pode desempenhar papel de grande valia na transformação do ambiente e na superação do pretenso fatalismo social. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados os possíveis comportamentos que decorrem de um ilusório determinismo nas comunidades carentes, assim como a eficácia da educação libertadora e as abordagens educacionais necessárias para efetivar a transição entre a educação bancária e a dialógica.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

LEOCÁDIO, P. P. M.; MOTA, F. D. S. A. da. EDUCAÇÃO LIBERTADORA E A SUPERAÇÃO DOS FATALISMOS EM COMUNIDADES MARGINALIZADAS DO BRASIL. Revista FIDES, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 49–68, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/705. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Temáticos

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