A ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR: A EDUCAÇÃO EM DIREITOS COMO UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO

Autores

  • Luiza Nogueira Souza
  • Sheila Stolz

Palavras-chave:

Assessorias Jurídicas Universitárias Populares, Educação Jurídica, Práticas Jurídicas, Educação em Direitos, Direitos Humanos

Resumo

Este trabalho intenciona reforçar que a Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP) é uma importante escolha para o desenvolvimento das práticas jurídicas e investigar como essa modalidade de prática pode contribuir com a formação da(o) futura(o) profissional do Direito. Assim, foi empreendida uma pesquisa exploratório-explicativa e empregada uma revisão bibliográfica mediante o cotejo das ideias de pesquisadoras(es) da educação jurídica e das práticas emancipadoras no Direito. Conclui-se que a participação nas AJUPs acentua o protagonismo estudantil e promove uma atuação calcada nos Direitos Humanos, marcada pela “horizontalidade” e pelo contato com realidades sociais permeadas por dinâmicas de subalternizações.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

SOUZA, L. N.; STOLZ, S. A ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR: A EDUCAÇÃO EM DIREITOS COMO UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO. Revista FIDES, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 137–151, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/709. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Temáticos