MUDANDO A RECEITA DO BOLO: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS FEMINISTAS PARA A EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA

Autores

  • Beatriz Siqueira Coutinho Suassuna

Palavras-chave:

Metodologia, Educação jurídica emancipatória, Feminismo jurídico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal partir das críticas feministas à produção acadêmica tradicional para pensar em possíveis soluções para a crise da educação jurídica. Utilizando-se, sobretudo, das contribuições das teóricas Katharine Bartlett e Alda Facio Montejo, a hipótese desenvolvida se baseia na ideia de que o uso da abordagem feminista para repensar os métodos e as práticas pedagógicas convencionais tem o potencial de propor novos caminhos para o Direito. Ao fim, argumenta-se que, ao desvelar o mito da neutralidade e objetividade científicas e jurídicas, assim como as desigualdades delas resultantes, tais críticas contribuem para uma educação jurídica emancipatória.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

SUASSUNA, B. S. C. MUDANDO A RECEITA DO BOLO: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS FEMINISTAS PARA A EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA. Revista FIDES, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 174–194, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/711. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Temáticos