A CONVENÇÃO DE NOVA IORQUE SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A SITUAÇÃO DO PROFESSOR AUXILIAR PARA ALUNOS PCD NA REDE DE ENSINO BRASILEIRA: 2017 À 2019

Autores

  • Laura Beatriz Pessoa da Fé
  • Leonardo Oliveira Freire

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Direito à Educação, Pessoa com Deficiência, Professor Auxiliar

Resumo

A Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) mostrou-se marco histórico no avanço da equidade social. Para efetivar o direito à educação, é prevista à figura do professor auxiliar, que vem sendo implementada inadequadamente. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar a garantia do profissional de apoio especializado para alunos com deficiência. Utilizando pesquisa bibliográfica e observação, chegou-se à conclusão que, mesmo com a garantia legal, falta maior regulamentação sobre a qualificação desse profissional, bem como a real inserção dele em sala de aula.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

FÉ, L. B. P. da; FREIRE, L. O. A CONVENÇÃO DE NOVA IORQUE SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A SITUAÇÃO DO PROFESSOR AUXILIAR PARA ALUNOS PCD NA REDE DE ENSINO BRASILEIRA: 2017 À 2019. Revista FIDES, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 195–216, 2024. Disponível em: https://revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/712. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos Temáticos