LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E OS IMPACTOS NA PUBLICIDADE COMPORTAMENTAL

UMA ANÁLISE DIRECIONADA AO MARKETING DIGITAL E COMPLIANCE

  • Carlos André Maciel Pinheiro Pereira UnP
  • Lara Helen Ferreira Dantas UnP
Palavras-chave: Lei geral de proteção de dados, Marketing Digital, Publicidade comportamental, Compliance

Resumo

Este artigo examina as repercussões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na publicidade comportamental e no marketing digital. A pesquisa de abordagem qualitativa e método indutivo trata do uso de dados pessoais em estratégias de marketing. Compreende que o gerenciamento estratégico e o compliance são garantias de segurança aos titulares de dados e que certas práticas de marketing digital podem prejudica-los. Identifica que boas práticas de segurança, governança e compliance evitam prejuízos de ordem econômica à empresa. Ao término, conclui a aplicação da LGPD frente ao mercado de consumo, traz benefícios às empresas, ao consumidor e ao Estado.

Biografia do Autor

Carlos André Maciel Pinheiro Pereira, UnP

Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Potiguar (UnP).

Lara Helen Ferreira Dantas, UnP

Graduada em Direito pela Universidade Potiguar (UnP)

Publicado
2022-04-29
Como Citar
PEREIRA, C. A. M. P.; DANTAS, L. H. F. LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E OS IMPACTOS NA PUBLICIDADE COMPORTAMENTAL. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 80-100, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Convidados