REFLEXÕES SOBRE A DEFICIÊNCIA MENTAL NO BRASIL

(BIO) NECROPOLÍTICA E DIREITO À CIDADE

  • Josenilson Rodrigues
  • Mário Thael de Alencar Costa
Palavras-chave: Cidadania, Estigmatização, Morte social, Segregação

Resumo

Reflexões sobre a deficiência mental no Brasil: (bio) necropolítica e direito à cidade é um estudo crítico e reflexivo sobre a deficiência mental no país que, com base nas ideias do biopoder e da necropolítica, parte da hipótese que o tratamento social e político dado aos portadores de doenças psiquiátricas os relega à condição de “morte social”. O método utilizado foi a análise bibliográfica e documental, com apoio na análise de conteúdo. Constatou-se, nesse sentido, a importância do direito à cidade como mecanismo para reinserção do doente mental no pacto social e para desconstruir a segregação historicamente constituída e perpetuada por modelos hospitalocêntricos e asilares.

Biografia do Autor

Josenilson Rodrigues

Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membro do Núcleo de Estudos Constitucionais (NEC/UESPI), Pesquisador do Núcleo de Estudos em Gênero, Poder e Sociedade (GPS/UESPI) e estagiário do Ministério Público Federal.

Mário Thael de Alencar Costa

Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membro do Programa de Extensão Seu Direito na Praça e estagiário do Ministério Público do Piauí.

Publicado
2022-04-29
Como Citar
RODRIGUES, J.; COSTA, M. T. DE A. REFLEXÕES SOBRE A DEFICIÊNCIA MENTAL NO BRASIL. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 248-269, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Temáticos