COLETA SELETIVA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA

UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA PORTA A PORTA NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT

  • Linnet Mendes Dantas
  • Bruno Luiz de Arruda Lindote
Palavras-chave: Meio ambiente, Coleta seletiva, Política nacional de resíduos sólidos, Cidadania

Resumo

O presente artigo trata da coleta seletiva na promoção da cidadania. Quais os desafios a sua implementação no Município de Cáceres-MT? O objetivo deste estudo é verificar a efetivação da reciclagem porta a porta pela municipalidade de Cáceres. A metodologia de pesquisa utilizada foi a exploratória, com revisão de literatura e acesso aos documentos e sítios eletrônicos oficiais da Administração Pública, numa abordagem qualitativa. Espera-se, compreender o percurso da gestão do resíduo sólido entre o Município e catadores(as) dos recicláveis. Os desafios encontrados estão entre capacitação para o associativismo, educação ambiental e melhor preparo da gestão Municipal.

Biografia do Autor

Linnet Mendes Dantas

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania no Mestrado Interinstitucional da Universidade de Ribeirão Preto e a Faculdade Fasipe – Cuiabá, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade Federal de Mato Grosso, professora Contratada no curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora Celetista na Faculdade Estácio do Pantanal, pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade da Universidade do Estado de Mato Grosso, conselheira no Conselho Municipal de Saneamento Básico do Município de Cáceres-MT,  sócia efetiva no Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres-MT e Advogada

Bruno Luiz de Arruda Lindote

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania no Mestrado Interinstitucional da Universidade de Ribeirão Preto e a Faculdade Fasipe – Cuiabá, especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Candido Mendes, professor Efetivo no curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso e Professor Celetista na Faculdade Estácio do Pantanal, Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas no Curso de Direito da Unemat-Cáceres/MT, e Advogado.

Publicado
2022-04-29
Como Citar
DANTAS, L. M.; LINDOTE, B. L. DE A. COLETA SELETIVA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 270-285, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Temáticos