APORTES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE INCONSCIENTE E IDEOLOGIA EM ALTHUSSER: AS “TRÊS NOTAS SOBRE A TEORIA DO DISCURSO” COMO CHAVE DE LEITURA PARA “IDEOLOGIA E APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO”

  • Paulo Ricardo Artequilino da Silva
  • Márcio Henrique Pereira Ponzilácqua
Palavras-chave: Ideologia, Discurso, Inconsciente

Resumo

Constata-se um caráter lacunar no clássico texto de Althusser intitulado “Ideologia e Aparelhos ideológicos de Estado” (1969) quanto à articulação entre o inconsciente e a interpelação ideológica. Defende-se que tal lacuna pode ser preenchida pela análise de “Três notas sobre a teoria do discurso” (1966), revelador da posição althusseriana prévia sobre o problema da articulação entre ideologia e inconsciente. Para sustentar tal hipótese, procedeu-se a uma revisão da bibliografia dos dois textos e da literatura secundária. Conclui-se que os aportes da teoria do discurso formulada em 1966 permitem integrar o sentido do texto de 1969 quanto ao papel do inconsciente.

Publicado
2024-07-01
Como Citar
SILVA, P. R.; PONZILÁCQUA, M. H. APORTES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE INCONSCIENTE E IDEOLOGIA EM ALTHUSSER: AS “TRÊS NOTAS SOBRE A TEORIA DO DISCURSO” COMO CHAVE DE LEITURA PARA “IDEOLOGIA E APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO”. Revista FIDES, v. 15, n. 1, p. 225-244, 1 jul. 2024.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos