A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À TERRA: UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO “TORTO ARADO” E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO CAMPO

  • Heloyze Raquel Pinheiro de Souza
  • Zéu Palmeira Sobrinho
Palavras-chave: Direito à Terra, Feminismos, Torto Arado, Divisão Sexual do Trabalho

Resumo

Em “Torto Arado” (2019), Itamar Vieira Junior narra a história de duas irmãs, filhas de trabalhadores rurais. O livro evidencia a divisão laboral de gênero no campo, com homens em atividades produtivas e mulheres no trabalho doméstico e reprodutivo. Este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, buscou explorar a relação entre essa divisão sexual do trabalho e a invisibilidade feminina na concretização do direito à terra. Partiu-se da hipótese que as dinâmicas sociais de gênero exercem influência no reconhecimento do papel da mulher no campo. Notou-se que o trabalho feminino é percebido como menos valorizado em comparação ao masculino.

Publicado
2024-07-01
Como Citar
SOUZA, H. R.; SOBRINHO, Z. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À TERRA: UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO “TORTO ARADO” E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO CAMPO. Revista FIDES, v. 15, n. 1, p. 303-328, 1 jul. 2024.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##